sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mídia e Educação na área educacional

Resumo: O presente artigo pretende-se refletir sobre o uso da tecnologia como instrumento para o desenvolvimento educacional. A utilização das tecnologias está transformando a nossa sociedade, sociedade esta que vem ficando cada vez mais dependente da tecnologia, por isso faz-se necessário pensá-la como prática pedagógica. Ao incluirmos a tecnologia a serviço de um projeto educacional propiciaremos ao aluno condições para que ele possa trabalhar a partir de temas, projetos ou atividades extracurriculares, desenvolvendo sua criatividade, inteligências, pensamentos e decisões mais criticas. Ao decorrer desse artigo, iremos abordar a evolução da tecnologia, o conceito de mídia e educação, o papel do professor mediante a tecnologia, e os seus impactos na sociedade atual. A metodologia utilizada foi á pesquisa bibliográfica e o embasamento teórico teve como principais autores: Almeida, Vieira e Júnior (2010), Moran (2001), Sampaio e Leite (2000).Através deste artigo buscou-se enfatizar a relevância da tecnologia no processo educativo.
Palavras-Chaves: Tecnologia, Professores, Prática, Pedagógica, Comunicação e Mídia.

Abstract: This paper aims to reflect on the use of technology as a tool for educational development. The use of technology is transforming our society, this society that is becoming increasingly dependent on technology, so it is necessary to think of it as teaching practice. Incorporating technology in the service of an educational conditions allow the student so he can work from themes, projects, or extracurricular activities, developing their creativity, intelligence, thoughts and most critical decisions. In the course of this article, we discuss the evolution of technology, the concept of media and education, the role of the teacher using technology and their impacts on society. The methodology used was literature research and theoretical base's main authors: Adams, Vieira and Junior (2010), Moran (2001), Sampaio and Leite (2000). Through this article we tried to emphasize the importance of technology in the educational process.
Key Words: Technology, Teaching, Practice, Teaching, Communication and Media.
1.     Introdução
Vivemos numa sociedade onde a informação e comunicação é ligeiramente ágil, a tecnologia deve ser entendida de maneira contextualizada, formando uma sociedade capaz de intervir e de usar sabiamente este recuso em seu beneficio.
Desde o surgimento das comunicações em massa, a sociedade obtém informações mais acessíveis, multiplicando assim seus valores e conhecimentos. Ao pensar em tecnologia logo nos vem uma imagem de computador, mas a tecnologia se impõe e nos mostra que todo meio de comunicação contextualizado é considerado uma tecnologia, podendo ser: colaborativa, comunicativa e informativa.
Estamos em uma declarada “era tecnológica”, considerada por alguns uma verdadeira guerra de poder, fazendo com que a sociedade sofra grande influência em função da mídia. Em contra partida a tecnologia contribui fortemente á educação, contribuindo para o desenvolvimento sócio-cultural, disponibilizando estímulos a serem explorados.
Portanto e indispensável o papel do professor nessa era tecnológica, pois além do seu papel de formar cidadão, este deve desenvolver condições propicias e contextualizada para a compreensão critica dos alunos frente às necessidades atuais.

1.1. A Evolução dos recursos tecnológicos

A vontade de transformar a nossa realidade em uma melhoria é o que garante o uso benéfico da tecnologia, já que esta é o fruto da criatividade e trabalho do humano.
O uso das tecnologias na educação tem grande importância atingindo toda a sociedade. Com a sua capacidade de ensinar o computador vem provocando uma revolução na educação tornando um rápido e eficaz meio de estudo e pesquisa.
Mas como surgiu esta tecnologia? A história da tecnologia nasce pouco depois da história da humanidade, exemplo disso, é o desenvolvimento dos meios de transporte. No inicio o homem caminhava a pé, depois a cavalo. Tempos depois, veio a invenção da roda. Hoje temos muito mais facilidades em deslocarmos, podemos ir de carro, ônibus ou avião.
No século XX acontecem duas grandes guerras, na qual cada uma desenvolve uma importante tecnologia, na primeira surge o telegrafo, e na segunda, em 1940, nasce à internet. Neste cenário as indústrias eletrônicas começam a investir mais e mais no desenvolvimento de pesquisas, sendo assim a televisão ganha força ainda na segunda guerra. A partir do momento em que a televisão começa a transmitir notícias, a indústria começa a investir no desenvolvimento de mais tecnologia.
A televisão e o rádio se tornam os meios de comunicação em massa, ou seja, a informação é produzida em um ponto e é distribuída para muitos ao mesmo tempo. Mas além de comunicar, há também a possibilidade de influenciar, e de manipular. Assim sendo, também devemos ser educados para utilizá-la. Neste momento entra então o papel do professor, em nos transformar em usuários críticos e reflexivos dessas nossas tecnologias.

1.2. Mídia e Educação

Vivemos em uma sociedade onde a tecnologia esta cada vez mais presente, a mídia como veiculo de comunicação vem influenciar a nossa maneira de ser, pensar e se comportar. Mas o que se entende por mídia? Segundo Moran (2001). “É o conjunto dos meios de comunicação, portanto, o rádio, a televisão, a internet, o jornal e as revistas são meios de comunicação. A esse conjunto de meios chamamos de mídia.”
Somos fortemente influenciados pela mídia, pois através dela que formamos ideologias, opiniões aprendemos novas linguagens e comportamentos.
A televisão como uma das mídias mais utilizadas no Brasil, através de suas propagandas aspira uma ideologia da classe dominante, alienando jovens e adultos a consumir e acreditar que também podem viver de acordo com aquele padrão de vida. A mídia esta na sociedade como “agente educador incorporando á lógica e as necessidades políticas e econômicas das elites dominante”. (Rummeert apud Sampaio e Leite, 2000). Assim as mídias inserem na sociedade uma visão consumista e competitiva impulsionando o sistema capitalista.
Desde a criança até o idoso todos somos educados pelas mídias, mas não só por ela, pois nos educamos o tempo todo pela interação com a sociedade, pela família, igreja e escola.
Os pais professores tem um papel importante deve incentivar os seus filhos a fazer uma avaliação crítica sobre, um produto, um filme, uma marca, uma propaganda entre outros. Para, Costa (2003) “O domínio da linguagem eletrônica, por parte dos professores quanto dos pais possibilitará se aproximarem dos jovens para que possam ajudá-los a fazer uma leitura crítica das várias informações disponíveis na mídia eletrônicas”.
Para educarmos para as mídias devemos utilizá-las em beneficio da educação assim o professor deve planejar suas aulas que utilizará esse recurso, evitando assim que ela se torne uma aula do “improviso”, este também deve ser mediador entre o conhecimento e o aluno, e ainda ajudar seus alunos a desenvolverem uma leitura critica sobre as mensagens que estão por trás da mídia. Segundo Almeida, Vieira e Júnior:

...o papel primeiro da educação é formar cidadão para a vida em sociedade, os alunos precisam ter condições de desenvolver estratégias para a apropriação critica e criativa de todos os recursos técnicos a disposição desta sociedade. Assim, a função do professor, na perspectiva da Mídia e Educação, é fazer com que os alunos e as famílias reflitam de forma crítica sobre as influências dos meios de comunicação em nossas vidas. (ALMEIDA, VIEIRA, JÚNIOR, 2010, p.26)

Assim a escola deve formar jovens que utilizem a tecnologia a favor de uma sociedade critica e democrática, deve educar para que seus alunos desenvolvam habilidades, construa sua própria identidade e que aprendam através dos meios de comunicação
Portanto precisamos compreender e utilizar de forma critica a mídia, usufruindo de forma positiva e com autonomia para que não nos tornarmos dependentes da mesma.

1.3 Refletir o impacto das tecnologias no contexto escolar da sociedade atual
Considerando a necessidade de se tornar ágil no requisito da informação, a escola tem que proporcionar espaços onde permita a expressão e desenvolvimento de seus alunos, de forma ampla, assim o papel da escola vai além de somente formar indivíduos, mas prepará-los para entender e utilizar as tecnologias.
Com esses objetivos iremos refletir qual a interferência dos recursos tecnológicos na escola. Segundo Dizard, os recursos tecnológicos são divididos em três grandes transformações, sendo a 1º no século XIX, com a criação da impressora a vapor, o papel de jornal barato, resultando assim em jornais, revistas e livros. Mais adiante foi introduzida a transmissão de ondas eletromagnéticas, que proporcionaram em 1920 o rádio, em 1939 a televisão.
A 3° transformação vem sofrendo constantes modificações até os dias atuais, com a criação e a produção de: armazenamento, distribuição de informações e os computadores onde se mantém redes de interatividade e relacionamentos como: Orkut, Facebook , MSN, Twitt entre outros.
Conhecer e compreender essas ferramentas de informações é essencial aos educadores, para que assim possam acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos. Almeida, Vieira e Júnior (2010) salientam que: “Para educarmos para a mídia, podemos utilizar-la e a seus meios de comunicação para educar. Assim, como professores, temos que assistir á televisão, já que a maioria de nosso alunos é um telespectador assíduo para podermos utilizá-la para educar”.A escola e os professores devem conhecer melhor as tecnologias e utilizá-las se for necessário, e desenvolver habilidades para compreender melhor esses meios que influência o individuo.
Portanto para auxiliar na formação do individuo e preciso formar um ser critico,ativo e transformador que saiba interpreta as tecnologia para sociedades atual.

1.4. Refletir sobre o papel do professor mediante as novas tecnologias

As novas tecnologias oferecem várias alternativas que facilitam a vida do professor, que deve ficar bem atento para não haver excessos na utilização de algum recurso, pois o uso exagerado de tais técnicas pode deixar a aula cansativa, fazendo que os alunos percam a concentração e o interesse pela mesma.
Os recursos tecnológicos de comunicação se desenvolvem muito rápido e estão presentes no cotidiano de todos, não podem ser ignorados, pois, a sociedade vai se adequando com essa revolução tecnológica. A educação além de ter que se adequar às novas necessidades exigidas pela sociedade, tem que assumir um papel principal nesse processo de evolução.
Num momento de grandes descobertas, os professores devem estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e informada, afinal, os meios de comunicação estão cada vez mais modernos permitindo um acesso instantâneo a várias informações. Essa busca é feita não só pelos alunos, mas também pelos professores, contribuindo diretamente com a educação e facilitando o acesso à aprendizagem, pois, a maioria dos professores procura se adaptar com as novidades que vão surgindo, podendo inserir aos seus métodos algumas dessas inovações, sem esquecer a qualidade dos conteúdos, que é um fator de suma importância para o desenvolvimento cultural e social.


Conclusão

A realização deste trabalho proporcionou o estudo de alguns teóricos que abordam sobre o uso da tecnologia no âmbito escolar, contribuindo para que percebêssemos a necessidade e a importância desta na pratica escolar.
     A tecnologia gradativamente está sendo mais utilizada pela sociedade. Através dos meios tecnológicos as pessoas estabelecem contatos, constroem conhecimentos e ainda tem acesso a informações instantâneas de todo mundo.
     No contexto educacional o uso adequado das tecnologias pode se tornar uma poderosa ferramenta para a construção do aprendizado do aluno, por ser um meio atraente e que desperte a curiosidade, estimulando assim a aprendizagem.
     O professor tem um papel importante, pois ele é o mediador no processo de aprendizagem este deve despertar a curiosidade de seus alunos incentivando a buscar sempre mais. A sala de aula deve ser um lugar de trocas de experiência entre professor-aluno, aluno-aluno e aluno-professor, nesta relação professor-aluno participam ativamente da inserção das tecnologias na educação ampliando e contribuindo que estas sejam utilizadas para a construção do conhecimento e na formação de pessoas criticas.
     Portanto a escola precisa inserir as novas tecnologias no cotidiano de seus alunos, e orientá-los para que consigam perceber a mídia como um meio de alienação e manipulação, que favorece as classes dominantes, mas também como um meio democrático que promova cidadãos críticos e responsáveis.
     Agradecemos ao professor Edmilson Faria pela oportunidade, pois todo conhecimento aprendido durante a criação deste artigo contribuirá para o nosso crescimento pessoal e profissional.







 Referências

ALMEIDA, Karem.Tôrres Corrêa Lafetá; VIEIRA, Fábia Magali Santos; JÚNIOR, Alcino de Moura .Tecnologia aplicada à educação. Montes Claros: ed.Unimontes, 2010.


COSTA, Cláudia. Educação e Inovações Tecnológicas. Montes Claros. 2003.


A importância da aplicação prática nos recursos tecnológicos e audiovisuais na matemática. 2011. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/aimportanciadaaplicacaopraticadosrecursostecnologicoseaudiovisuaianamatematica/35041/ > Acesso em out.2011

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SILVA, Francisca Nilde G. A informática na educação: A utilização da informática como recurso pedagógico nas series iniciais. 2011. Disponível em:  <http://BR.monografias.com/trabalhos3/informática-educaçao-recurso-pedagogico/informática-educacao-recurso-pedagogico2.shtml.> Acesso em out.2011.


RUMMEERT, apud SAMPAIO, M.N.e LEITE, L S. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis: Vozes, 2000.


SAMPAIO. M.N.e LEITE, L S. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis: Vozes, 2000.

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