sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Lúdico

As atividades lúdicas são de grande importância para o desenvolvimento das potencialidades das crianças, trazendo benefícios  para o seu desenvolvimento físico , motor, emocional, cognitivo e social. As atividades lúdicas são todas e quaisquer animações que tem o objetivo de causar prazer e entretenimento para quem prática. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quando está praticando alguma atividade lúdica.
A atividade lúdica se espelha na realidade, onde a criança tem a oportunidade de criar o seu próprio mundo, suas próprias experiências com seu gosto e interesse.
Na educação infantil podemos comprovar a influência positiva das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças.
É na educação infantil que as crianças estão formando sua identidade e grande parte de sua estrutura física socioafetiva e intelectual, e as atividades lúdicas são estratégias que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento das crianças.
A atividade lúdica trabalha a assimilação de valores, a aquisição de comportamentos, o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, o aprimoramento de habilidade, e a socialização das crianças, temos como exemplo o desenhar, o  brincar, o jogar, o dançar, o ler, o passear, o dramatizar e o cantar dentre outros, são atividades lúdicas.

Campo Minado
Jogando o jogo
Demarque no espaço de jogo uma área específica. Nesta área demarcada, prenda balões cheios no chão, deixando o mínimo de espaço livre. Forme dois grupos, que ficarão em lados opostos à área, “minada”. Ao sinal do animador, um representante de cada grupo deverá atravessar primeiro, sem estourar nenhum balão, pontua para sua equipe. O jogo acaba quando todos cruzarem o campo minado, somando-se a pontuação total para determinar o grupo vencedor.
Conversando sobre o jogo
Este é um jogo que alia velocidade à noção espaciotemporal.  Estratégias elaboradas pelos grupos evidenciam o componente cognitivo, exercitando o raciocínio em conjunto. Inaugure uma discussão acerca das guerras e de como os campos minados são utilizados como estratégias cruéis para vencer o inimigo.

Coelhinho Sai da Toca
Jogando o jogo
Selecione trios entre o grupo de participantes. Dois integrantes formarão a “toca”, e o outro será o “coelhinho”. Um participante ficará de fora, representando o coelhinho sem toca. Ao comando do animador, que gritará “coelhinho sai da toca”, todos os coelhinhos terão que sair da sua toca e entrar em outra, momento em que o coelhinho que estava sem toca tentará encontrar a sua. Um novo coelhinho ficará sem toca, até que um novo comando seja dado, repetindo-se a brincadeira.
Conversando sobre o jogo
Este é um jogo tradicional da cultura lúdica brasileira. Porém, o resgatamos aqui para explorar as outras possibilidades de jogar que a atividade oferece, a partir da sua forma original. Primeiramente, notamos que a dupla que representa a toca participa pouco do jogo. Esta questão poderia ser resolvida trocando-se os papéis de brincadeira; contudo, podemos sugerir que a toca também participe do jogo, com um novo comando sendo dado de “toca procura coelhinho”, onde as tocas saem, de mãos dadas, até encontrar um novo coelhinho. Para tal será necessário que, ao iniciarmos a brincadeira, elejamos dois coelhinhos sem toca. Se o comando for “coelhinho sai da toca”, os dois coelhinhos correm normalmente, cada um atrás da sua toca, ficando sempre dois coelhinhos de fora. Mas, se o comando for “toca procura coelhinho”, aí os dois coelhinhos se transformam em toca e saem atrás do seu coelhinho. Outra variação interessante pode ser implementada, utilizando-se outros comandos para a brincadeira. Podemos usar, por exemplo, par e ímpar, ou consoante e vogal, ou mamíferos e répteis, ou capitais e estados, e assim por diante, dependendo basicamente da sua criatividade para tornar o jogo ainda mais atraente.
Dança da Garrafa
Jogando o jogo
Duas ou mais equipes, sendo que cada participante deverá estar com um pedaço de barbante preso á cintura, com a outra extremidade do barbante amarrado a um lápis ou caneta, formando um pequeno rabo. Para cada grupo, corresponderá uma garrafa, que deverá ficar a uma distância determinada pelo animador, frontalmente. Dado o sinal de partida, um participante de cada grupo deverá ir até a garrafa e, sem o auxílio das mãos, colocar o lápis dentro da garrafa. Assim que conseguir, ele retorna ao seu grupo, devendo o próximo executar a tarefa, até que todos tenham feito. Vence quem terminar primeiro.
Conversando sobre o jogo
Ótima atividade para desenvolver coordenação motora, ritmo e noção de espaço. Tente perceber cada um destes elementos na brincadeira. Por se executar um movimento semelhante ao “rebolar”, explore a questão de gênero numa sociedade em que “homem que é homem não rebola”.
Descubra o Apito
Jogando o jogo
Disponha os participantes em um círculo, sentados. O animador deverá eleger um participante para sair do círculo. Neste momento, o animador mostra ao grupo que tem um apito preso á sua cintura, como um pequeno rabo, e que a cada instante um elemento diferente deverá apitar, fazendo isto da forma mais discreta possível. O animador então chama o participante  que ficou de fora e solicita que ele descubra “com quem está o apito”. O animador deve de ter cuidado para nunca ficar de costas para o participante, e também deve ser muito cauteloso ao se aproximar de um dos integrantes do círculo, sempre dificultando a percepção de quem está tentando descobrir o “dono do apito”.
Conversando sobre o jogo
Ótimo jogo de animação. Explora a percepção auditiva e pode ser utilizado em vários contextos e espaços. Lembre-se que é muito importante que a solicitação seja descobrir “quem está com o apito” e não “quem está apitando”, para não dar margem a justas reclamações. Você só não poderá repetir este jogo com o mesmo grupo, por razões óbvias, não é mesmo?

Jogo da Feira
Jogando o jogo
Disponha os participantes sentados em um círculo. Peça para que cada um diga o nome de uma fruta, verdura ou legume que o representará na brincadeira. O animador então começa a atividade dizendo “Fui à feira e comprei limão”. O participante que representa “limão”, responderá “limão você não compra, você compra ______”, passando a vez para o jogador que representa a fruta dita, que terá que responder prontamente.
Conversando sobre o jogo
Brincadeira que exercita a atenção, o raciocínio e a percepção auditiva. Ideal para se trabalhar como atividade de “pouco esforço físico”. Discuta com o grupo as regras do jogo, evidenciando os perigos da tão utilizada prenda que, no meu entendimento, não passa de uma punição para quem erra. Evite também o fator de exclusão são elementos destoantes do caráter lúdico e, portanto, devem ser evitados nos espaços de jogos e brincadeiras.

Jogo da Mímica
Jogando o jogo
Divida o grupo em duas equipes. Ao comando do animador, um componente de cada grupo saíra correndo até o local onde estarão dispostos no chão bexigas vazias, com um papelzinho dentro, contendo o nome de uma profissão. No local determinado, o participante deverá encher a bexiga e estourá-la, sentado sobre ela; após isto, faz-se a mímica correspondente à profissão lida para o seu respectivo grupo. Assim que alguém acertar, o participante retorna para o seu grupo, devendo outra pessoa vir realizar a mesma tarefa. Vence o grupo que terminar primeiro.
Conversando sobre o jogo
Este é um jogo que atrai e envolve os participantes. Por solicitar a realização de mímicas, desenvolve e trabalha a expressão corporal e também favorece a socialização, por exigir a colaboração conjunta do grupo para encontrar a solução. Aproveite para iniciar uma discussão sobre as profissões, os papéis sociais que se relacionam com cada uma, como valoração, status e renda. Variando  atividade, proponha outros temas para as mímicas e posterior discussão.
Jogo da Música
Jogando o jogo
Divida o grupo em duas equipes. Coloque em uma caixa papeizinhos dobrados, cada um contendo uma palavra. Determine qual grupo começa o jogo, com um participante sendo chamado a retirar um papelzinho da caixa. O jogador terá então que ler a palavra, tendo 1 minuto para cantar uma música que contenha a palavra sorteada. Cada acerto equivale a um ponto para a equipe. O jogador, não conseguindo, passa a vez para a outra equipe.
Conversando sobre o jogo
Brincadeira que explora a memória musical. Desenvolve a cooperação, pois exercita a participação em grupo, com a noção de coletividade. Estabeleça uma adequação na escolha das palavras, proporcionando um grau de exigência satisfatório. Este jogo pode ser utilizado em vários espaços de intervenção, como gincanas, colônia de férias, acampamentos, hotéis e outros.

Jogo do Varal
Jogando o jogo
Divida os participantes em duas ou mais equipes. Para cada grupo, eleja um participante para ser o “varal”. Os outros integrantes deverão formar uma fileira, a uma distância determinada pelo animador. Cada componente deverá estar com um pregador de roupas. Ao sinal do animador, um participante de cada equipe correrá até seu varal e prenderá o pregador em qualquer parte, voltando para o seu grupo. O jogo continua até que todos tenham colocado os pregadores e depois retirá-los. O primeiro grupo que retirar o último pregador será considerado vencedor.
Conversando sobre o jogo
Apresenta uma gama de aspectos psicomotores, tais como lateralidade, coordenação motora fina e percepção visual. Tente perceber a ocorrência de cada um destes elementos na brincadeira. Você também pode explorar a atividade, solicitando que os pregadores sejam colocados apenas da cintura para baixo, ou da cintura para cima, ou ainda, somente na parte de trás ou na frente. Você ainda pode pedir que os pregadores sejam colocados com a mão não-dominante, observando a influência da lateralidade na execução de um gesto motor.

Passe a Bola
Jogando o jogo
As crianças formam duas filas. Ao sinal dado pela professora, as duas primeiras crianças da fila apanham as bolas e passam-nas sobre a cabeça, para as seguintes, até o final da fila. A última passa a bola por entre as pernas até chegar a primeira criança da fila.
Conversando sobre o jogo
- Despertar a atenção e favorece o controle do espaço por onde a criança se descola. Mobiliza os sentidos, a afetividade, a inteligência.
- Favorece a socialização.
- Ajuda no desenvolvimento do ritmo, da atenção, da observação.
- Age sobre os membros superiores, favorecendo a apreensão direcional, a mobilidade do quadril, do tornozelo, do pé.
- Atua ainda sobre a cabeça, o tronco e a bacia, possibilitando ação seletiva e motricidade geral.
Corrida da Bola
Jogando o jogo
Amarrar uma bola no centro de um cordão de três metros de comprimento. Duas crianças disputaram a bala. Cada uma numa ponta, começa a enrolar o barbante até chegar à bala.
Conversando sobre o jogo
Desenvolver o equilíbrio e a coordenação entre mãos e olhos. 



 JOGO DA MEMÓRIA: ALFABETO





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